terça-feira, 28 de setembro de 2010

Swatch Tintin 75th Birthday

Quem me conhece sabe o tamanho da minha fascinação por tudo que envolve o universo Tintin. Aventura, mistério, ação, suspense, humor... Tintin mistura todos esses elementos de forma maravilhosa, e por isso continua encantando tanta gente há mais de 80 anos.

Como forma de homenagear a criação do Cartunista Belga Hergé, a Swatch lançou em 2004 um coleção comemorativa aos 75 anos de Tintin. Foram produzidos apenas 10 mil modelos, e com orgulho posso dizer que possuo um deles.

A coleção fez tanto sucesso que os estoques se esgotaram rapidamente. Hoje é peça obrigatória para qualquer fã do Tintin. Com um pouco de sorte dá até para encontrar alguns na Internet pela Bagatela de mais ou menos 190 Euros.

Definitivamente é uma peça rara, ocupando lugar de destaque em minha coleção. Uma justa homenagem aquele que tornou mais feliz meus fins de tarde assistindo a TV Cultura.

Afinal, quem não gosta do Tintin?


domingo, 26 de setembro de 2010

Camisa Inglaterra 2001-03 Home



Para começar bem, temos aqui uma peça muito querida. Esta camisa foi usada pela Seleção Inglesa entre os anos de 2001 e 2003, inclusive durante a Copa do Mundo de 2002.

A primeira vista ela é uma camisa normal, já que não é de jogo, não possui nome e numeração, mas tem um significado todo especial. Ela foi um presente dado por meu pai em 2002. Foi a primeira vez que uma camisa de futebol me chamou atenção por outros aspectos.

Além de ser muito bonito, esse modelo tem todo um contexto histórico/cultural para os Ingleses. A listra vermelha vertical é uma referência a Bandeira de St. George (São Jorge), que também é a bandeira da Inglaterra. Diz a Lenda que o soldado Romano São Jorge derrotou o Dragão que aterrorizava o território Inglês, e por isso virou padroeiro do país. A camisa foi inclusive lançada no dia de São Jorge – o que não foi garantia de sorte.

Esse modelo foi usado 17 vezes pela seleção Inglesa, com 8 vitórias, 7 empates e 2 derrotas.